Originária da Ásia e Austrália, a tangerina foi trazida ao Brasil pelos portugueses no final do século 19, quando foi introduzida primeiro na região litorânea, e depois foi sendo levada para o interior do país.

 

Seu nome muda de acordo com a região do Brasil: no sul, ela é chamada de bergamota ou vergamota. No centro-sul, São Paulo e norte do Paraná, é chamado de mexerica ou ponkam, enquanto que no Rio de Janeiro é tangerina – como na Bahia.

 

Já no Espírito Santo faz-se distinção entre a mexerica (Citrus reticulata) e a tangerina ou tangerina-verdadeira (Citrus tangerine), como ocorre na língua inglesa, onde a mexerica é um mandarim orange e a tangerina é uma tangerine.

 

Na maior parte do nordeste, é chamada de laranja cravo, e em alguns poucos lugares, como em Curitiba e no litoral paranaense (principalmente em Paranaguá), é chamada de mimosa. Diferenças no nome à parte, a verdade é que são comercializadas no Brasil as principais variedades de tangerinas (C. reticulata Blanco) cultivadas são a cravo, poncã (ou ponkan), dancy e montenegrina.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA LARANJA CRAVO?

  • Possui efeito diurético, digestivo e tônico.
  • É indicada para o tratamento da hipertensão arterial e prevenção da arteriosclerose.
  • Suas fibras protegem o organismo de doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

 

PARA QUE QUE SERVE A CASCA DA LARANJA COM CRAVO?

Além de ajudar nesses problemas, o chá de casca de laranja com cravo-da-índia traz vários outros benefícios para a saúde. Ele ajuda a tratar artrite, gota, excesso de ácido úrico, intestino preso, hipertensão, febre, fraqueza, cálculos renais, úlceras e até mesmo obesidade.

 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE COMER LARANJA CRAVO?

Por isso consumir a laranja cravo com regularidade proporciona diversos benefícios para a saúde e até previne doenças, conheça alguns benefícios:

 

  • Previne envelhecimento precoce;
  • Reduz inflamações;
  • Alivia a prisão de ventre;
  • Aumenta a imunidade;
  • Afasta as doenças hepáticas;
  • Previne anemia;
  • Aumenta a saciedade.

 

O QUE FAZER COM A CASCA DA LARANJA CRAVO?

Para fazer este chá precisa-se de uma laranja orgânica, é necessário descascá-la e colocar as cascas para secar em um lugar livre de umidade por 24h/48h. Quando essa casca estiver bem seca, ferva-a com 10 cravos da índia em um litro de água por cinco minutos e tome durante o dia.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TANGERINA E LARANJA CRAVO?

Tangerina-cravo. Erroneamente nomeada, por vezes, de laranja-cravo, é também uma variedade vinda da planta Citrus reticulata. Em comparação com a ponkan, ela é um pouco mais ácida, mas também fácil de se descascar.



 

Fonte: https://bit.ly/3AJvIsF.