O kiwi, ou quivi, é uma fruta rica em betacarotenos, compostos com propriedades antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres e protegem a pele contra os danos causados pelos raios UV do sol, evitando o envelhecimento precoce.

 

Além disso, o kiwi também é rico em vitamina C, um nutriente que aumenta a absorção de ferro presente nos alimentos, ajudando a prevenir e combater a anemia.

 

Os principais tipos de kiwi são o verde, que possui pelos na casca e um sabor mais ácido, e o amarelo, que tem a casca lisa e um sabor mais doce. O kiwi pode ser consumido com ou sem casca, ao natural ou usado em receitas, como sucos, picolés, mousses ou geleias.

 

OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO KIWI PARA A SAÚDE SÃO:

 

1. COMBATE A PRISÃO DE VENTRE

O kiwi combate a prisão de ventre por ser rico em pectina, um tipo de fibra que absorve a água para as fezes, hidratando-as e facilitando a evacuação. Conheça outros alimentos fonte de pectina.

 

2. EVITA A PRESSÃO ALTA

Por ter boas quantidades de potássio, um mineral que promove o relaxamento das artérias e ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo, o kiwi ajuda a evitar a pressão alta.

 

3. DIMINUI COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS

O kiwi é rico em fibras que diminuem a absorção de gordura dos alimentos a nível intestinal, diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

 

Além disso, o kiwi é rico em vitamina C e betacarotenos, compostos bioativos com ação antioxidante que combatem o excesso de radicais livres, prevenindo a oxidação das células de gordura e equilibrando os níveis de colesterol no sangue.

 

4. AJUDA NA PERDA DE PESO

Por ser uma boa fonte de fibras, o kiwi aumenta o tempo de digestão dos alimentos no estômago, prolongando a saciedade ao longo do dia e ajudando, assim, na perda de peso. Entenda como as fibras podem ajudar na perda de peso.

 

5. EVITA A DIABETES

O kiwi é uma fruta com baixo índice glicêmico, o que aumenta o tempo de absorção do açúcar dos alimentos, equilibrando os níveis de glicose no sangue e evitando a resistência à insulina e a diabetes.

 

6. MANTÉM A SAÚDE DOS OSSOS

O kiwi é rico em vitamina K, uma vitamina que ajuda na produção de uma proteína importante para a fixação de cálcio nos ossos, mantendo a saúde dos ossos e evitando situações, como osteopenia e osteoporose.

 

7. FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

O kiwi fortalece o sistema imunológico por ser rico em vitamina C e carotenoides, nutrientes que protegem as células do sistema imune contra os radicais livres, evitando o surgimento de gripes e alergias, por exemplo.

 

8. COMBATE A ANEMIA

O kiwi tem ótimas quantidades de vitamina C, um nutriente que facilita a absorção do ferro presente nos alimentos, ajudando a combater a anemia, já que o ferro é essencial para a formação da hemoglobina, um componente das hemácias que normalmente está reduzido na anemia.

 

9. EVITA O ENVELHECIMENTO PRECOCE

O kiwi é rico em vitamina C, um nutriente que participa da formação de colágeno, uma proteína que ajuda a manter a firmeza e elasticidade da pele, evitando o envelhecimento precoce.

 

Além disso, a vitamina C e os carotenoides presentes no kiwi também possuem ação antioxidante, ajudando a proteger a pele contra os danos causados pelos radicais livres e evitando a formação de rugas e flacidez.

 

10. MELHORA A RECUPERAÇÃO MUSCULAR

Por ter boas quantidades de potássio, o kiwi ajuda a equilibrar as contrações do músculo, melhorando a recuperação muscular após os treinos e evitando o surgimento de cãibras.

 

Fonte: https://www.tuasaude.com/emagrecer-com-kiwi/